Nesse momento em que toda a atenção da mídia e sociedade esta voltada para esse tema, é interessante observar quem são os envolvidos, quais suas motivações e interesses por trás do assunto. A ala que é contra a redução diz que o "Estado" falhou na educação desses jovens e que portanto não devem ser punidos, afirmam ainda que os jovens são levados a criminalidade por influencia dos adultos ou por falta de oportunidade. O grupo que é a favor da redução da maioridade penal acha que a impunidade é a principal motivação para que o jovem cometa crimes.
Sem dúvida são argumentos muito fortes e justificáveis, é fato que o "Estado" não cumpri com seu papel de maneira eficiente, a educação bem como todos os serviços públicos deixam muito a desejas em suas atribuições, o governo alega falte de recursos, mas diante de tanto dinheiro envolvido em corrupção fica difícil sustentar esse argumento. Por outro lado, apesar da má gerencia e aplicação dos recursos públicos, não se pode admitir que isso sirva de fundamento para roubar, matar, etc.
Outra questão que chama a atenção é o foto de que ambos, os contra e os a favor, não representarem de fato o publico mais interessado na questão que são os jovens, recentemente acompanhando um debate entre jovens sobre esse tema ficou claro que a maioria dos jovens são a favor da redução da maioridade penal.
Por outro lado em um debate contrario a redução, observei que os envolvidos eram representantes de movimentos "sociopolíticos" sem representação jovem e que pareciam mais atraídos pela visibilidade política do assunto do que o bem estar dos jovens e da sociedade. O fato é que as pesquisas de opinião publica incluindo os próprios jovens mostram que 80% da população é a favor da redução da maioridade penal. Resta saber quem o congresso nacional esta representando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário